Se a VIDA é uma CORRIDA (e é!), qual o melhor caminho para a VITÓRIA?

2018-09-04T13:50:16+00:00 04/09/2018|Equilibrar Razão & Emoção|

PODCAST

Podemos aprender muito sobre a VIDA analisando o (esporte) ATLETISMO.

A VIDA é uma CORRIDA. Sim, para VIVER nós temos de CORRER: quem fica parado ou toca devagar, aproveita mal seu tempo, seus recursos e suas oportunidades. Quem toca a lida ralentando planta pouco e colhe pouco, seja para si, para seus queridos ou para o mundo. A vida é uma corrida, e quem deseja vencer na vida tem mesmo de viver correndo. Então, vale aprender com quem entende de corrida: o que nos ensinam os maiores recordistas do ATLETISMO em todos os tempos?

O VELOCISTA Usain Bolt é o homem mais rápido do mundo, dono do recorde em tiro de 100 metros = 9seg 58 (10 metros a cada 1 segundo ou 36 km/h )! Podemos dizer que o jamaicano é “o melhor corredor do mundo”? Antes de afirmarmos isto, temos de lembrar que há atletas como o FUNDISTA Dennis Kimetoo, recordista em maratona (42.195 metros) = 2h 02min 57seg (5,7 metros a cada segundo ou 20,5 km/h).

É fato: em seu recorde o queniano Kimetoo não foi nem de longe tão rápido quanto o jamaicano Bolt, porém ele não só correu velozmente, como percorreu o equivalente a 422 vezes o trecho do sprint de Bolt! E o fez sem parar um segundo sequer! Que combinação sen-sa-cio-nal de VELOCIDADE com RESISTÊNCIA!

Agora: quem é mais digno da nossa admiração como ATLETA CAMPEÃO? Qual destes dois pode ser considerado um tremendo VENCEDOR? Ambos, é lógico. Bolt é muito mais famoso que Kimetoo, porque, afinal, é “o ser humano mais rápido que já existiu”. Agora, em qual deles deveríamos nos inspirar de forma prática para tocar melhor a “corrida da nossa vida”?

Bem, a vida não é um SPRINT. Para a maior parte de nós, que felizmente não morreremos cedo demais, a vida é uma MARATONA, rápida mas longa. A vida pede celeridade, Ok, mas como ela é extensa, a TENACIDADE e a REGULARIDADE acabam sendo mais relevantes que a VELOCIDADE em si, ainda mais determinantes do quão realizadora e impactante a vida de fato será!

Não é o que lhe dirão por aí: o mundo de hoje tende a focar de forma obsessiva na velocidade, em detrimento da perenidade. Quanto MAIS RÁPIDO, MELHOR, exploda-se o resto! Some-se a isso uma BASE ÉTICA em franca deterioração, e chegamos ao IMEDIATISMO da mente VELOCISTA, que está disposta a fazer “qualquer coisa” para atingir a VELOCIDADE MÁXIMA. O importante é estar bem à frente de todos, e tem de ser já!

Com isso, a mente velocista VAI QUEIMANDO SUAS ENERGIAS aceleradamente, na busca ansiosa por QUEIMAR ETAPAS. Isso, para não dizer que VAI PASSANDO RASTEIRA em quem pode, enquanto segue “rasgando à frente”, empurrando à direita e à esquerda com ambiciosas cotoveladas. Para este perfil de “realizador” , O FIM será rápido e triste: logo O GÁS ACABARÁ, e o desesperado velocista descobrirá que fez bobagem, que não era bem por aí: então desacelerará repentinamente, o mundo o atropelará e o chutará para o acostamento. Afinal: ao perdedor… os leões!

Já a mente FUNDISTA se vale do EQUILÍBRIO para dosar VELOCIDADE com TENACIDADE. O objetivo é “correr direito” e completar a prova, a longa prova da vida. Quem sabe, até chegar entre os primeiros, se possível for. Mas, essencialmente, poder correr a prova inteira e chegar inteiro, podendo inclusive SE ORGULHAR de cada momento de sua trajetória, de seu LEGADO, sempre que olhar para trás 😉 .

Olha: o que é que você quer da vida, hein? Você quer mais EQUILÍBRIO, quer dar A VIRADA NA VIDA? Então fica com a gente: eu os melhores Educadores Prósperos® deste país vamos te trazer ideias, técnicas e ferramentas para Você montar (e implementar!) O PLANO DA VIRADA, transformando FRACASSOS em VITÓRIAS, e vivendo a VIDA EM EXCELÊNCIA. Vem com a gente… e juntos VAMOS PROSPERAR!

Prof. Marcos Silvestre | Mentor de Coaching LifeTurn® do PROVE®