Será que a RAZÃO e a EMOÇÃO têm mesmo de viver “em pé de guerra”?

2018-08-08T09:44:07+00:00 31/07/2018|Equilibrar Razão & Emoção|

PODCAST

Pessoas RACIONAIS DEMAIS sofrem e fazer sofrer. Pessoas EMOCIONAIS DEMAIS, também! Bora equilibrar RAZÃO & EMOÇÃO! 

Nossa CABEÇA foi feita para ser usada. Nosso CORAÇÃO também.

O HOMEM e a MULHER são os únicos ANIMAIS RACIONAIS, dentre as muitas milhares de espécies no planeta. Bem, isso significa que temos na RAZÃO um ponto fortíssimo da nossa existência, um PONTO FORTE que deve ser bem trabalhado e explorado à exaustão… para nossa FELICIDADE. Explorar nossa INTELIGÊNCIA RACIONAL, que vem do berço, abastecendo-a com CONHECIMENTO RELEVANTE, para então REFLETIR sobre nossas decisões e fazer ESCOLHAS SÁBIAS é um privilégio do ser humano que deve ser bem usufruído.

Agora, um importante indicador do nível de SABEDORIA à qual a razão vivenciada e aperfeiçoada no dia a dia nos terá levado, é a forma como lidamos com o EMOCIONAL. REPRIMIR ou mesmo tentar SUPRIMIR emoções, na maior parte das vezes, é apenas uma “estratégia” para abafar o medo de lidar com elas, de encará-las de frente… e resulta em FRUSTRAÇÕES, REMORSOS e TRAUMAS, em nós mesmos e nos que estão à nossa volta.

De outro lado, deixar “que o coração reine absoluto”, vivendo a vida essencialmente EMBALADO EM EMOÇÕES INTENSAS, sem um saudável filtro da razão, pode ser DESTRUTIVO para si e para os que amamos. É a razão que nos permite compreendemos as emoções DO OUTRO, para que possamos respeitá-las e sincronizá-las com as nossas, buscando HARMONIA NOS RELACIONAMENTOS.

Isso quer dizer que a razão deve MANDAR na emoção? Em absoluto. O que se passa é que a emoção, com seu enorme potencial arrebatador, tende a querer se ver “livre, leve e solta”, e logo assume a posição da ditadora da nossa vida, pelo menos para quem a deixar tomar conta. Então a razão entra aí como uma “conselheira” da emoção, tentando suprimir seus EXCESSOS, para que conquistemos a chamada SABEDORIA EMOCIONAL. A vida sem emoção não presta, a vida com emoção descontrolada acaba nos ferindo o coração. Nisso, a razão pode ajudar, e ela sempre vai se contaminar um bom tanto, de forma saudável, dos segredos insondáveis da emoção.

Olha: o que é que você quer da vida, hein? Você quer EQUILIBRAR RAZÃO E EMOÇÃO e dar A VIRADA NA VIDA? Então fica com a gente: eu os melhores Educadores Prósperos® deste país vamos te trazer ideias, técnicas e ferramentas para Você montar (e implementar!) O PLANO DA VIRADA, transformando FRACASSOS em VITÓRIAS, e vivendo a VIDA EM EXCELÊNCIA. Vem com a gente… e juntos VAMOS PROSPERAR!

Prof. Marcos Silvestre | Mentor de Coaching LifeTurn® do PROVE®