Você está procurando referências para firmar seu voto nestas eleições?

2018-09-25T18:35:43+00:00 25/09/2018|Ser mais Cidadão|

PODCAST

Olhar para os lados pode ser uma excelente forma de colher sugestões de candidatos!

Olha aqui um bom jeito de balizar seus votos para as próximas eleições. Observe as preferências e analise os argumentos das pessoas que você conhece (as que você realmente conhece!) com relação aos candidatos que estão aí. Você pode colher estas informações pelas manifestações destas pessoas nas redes sociais, porque quando o assunto é política, as pessoas costumam mostrar o que realmente pensam e preferem.

Para começar, desconfie duplamente dos candidatos daquelas pessoas que você, conhecendo, pouco admira como pessoas, pelos valores que elas têm (ou pelos que deixam de ter)! Não risque tais candidatos do seu caderninho eleitoral logo de cara, eles podem até ser referências válidas, mas desconfie. Porque em política a maior parte das pessoas vota acima de tudo por “afinidade pessoal”, ou seja, cada um escolhe o candidato que mais se parece consigo, como se o candidato fosse o álter ego do eleitor.

De outro lado, aprofunde-se na análise das propostas dos candidatos das pessoas que você admira. Por terem valores e princípios alinhados com os seus, possivelmente as pessoas que são admiráveis para você lhe darão boas indicações de caminhos para escolhas.

Não é uma questão de ser maria-vai-com-as-outras, em absoluto! Não estou aqui sugerindo que você deixe de fazer sua lição de casa de investigação do seu próprio caminho, e exerça sua escolha de forma absolutamente livre e autônoma. Muito pelo contrário! O voto é totalmente individual, seja no seu direito, seja na sua responsabilidade, e deve ser aplicado de forma autêntica.

Agora, a sociedade é sempre um coletivo: ouvir com atenção os cidadãos que você mais admira, e os possíveis candidatos aos quais eles ou elas pretendem atribuir seu voto, pode ser interessante para que cada um de nós encontre, na visão coletiva da cidadania, seu particular caminho de cidadão eleitor!

Olha: o que é que você quer da vida, hein? Você quer SER MAIS CIDADÃO e dar A VIRADA NA VIDA? Então fica com a gente: eu os melhores Educadores Prósperos® deste país vamos te trazer ideias, técnicas e ferramentas para Você montar (e implementar!) O PLANO DA VIRADA, transformando FRACASSOS em VITÓRIAS, e vivendo a VIDA EM EXCELÊNCIA. Vem com a gente… e juntos VAMOS PROSPERAR!

Prof. Marcos Silvestre | Mentor de Coaching LifeTurn® do PROVE®